Sobre

Reinaldo Araújo


Reinaldo Araújo nasceu em 30 de julho, em Biquinhas, Minas Gerais, região sudeste do Brasil, e neste mesmo município passou sua infância e parte da adolescência até seus 13 anos, em uma fazenda, pois seus pais tinham uma pequena propriedade rural. Aos 13 anos decidiram mudar para cidade, pois a vida estava um tanto quanto difícil, foram buscar melhores condições de vida na região metropolitana de Belo Horizonte e se estabeleceram em Contagem.
Em Contagem, Reinaldo Araújo despertou o gosto pela música algo que já trazia da infância, e o interesse pela construção de instrumentos. Aos 19 anos começou seu ofício fazendo pequenos reparos em violões e violas, produzindo o violino, com o auxilio do luthier Roberto Batista Guimarães (fez apenas 4 visitas no seu ateliê na cidade de Itaúna, MG) e, em seguida, a viola caipira e o violão. Hoje, em seu ateliê, produz violões 6 e 7 cordas, baixolão, violas de 10 cordas (caipira), cavaquinhos, bandolins e outros instrumentos. Morou durante alguns anos em Contagem, atualmente seu ateliê está em Juatuba,  onde passa praticamente o dia todo empenhado no desenvolvimento de instrumentos que é o objeto do sonho de músicos e amantes da arte, do mundo todo . Reinaldo já desenvolveu instrumentos para diversos músicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sao Paulo, Fortaleza CE, Rio de janeiro e tantos outros. Já expôs seus trabalhos em diversas feiras, lojas, shoppings e espaços culturais da região. Seus trabalhos ultrapassam as fronteiras mineiras, sendo comercializados em diversos estados brasileiros. Agende sua visita e venha conhecer este belo trabalho e uma das mais nobres e antigas profissões e trocar idéias e conhecimentos com o Luthier Reinaldo Araújo.



A Fabricação


A escolha da madeira, a qualidade e o corte. Complexidade que vira pura sonoridade. A harmonia perfeita entre o alto padrão de qualidade, arte e tecnologia do som instrumental.Um instrumento feito por Luthier tem entre outras caracteristicas, a de que cada  peça é unica,  pois mesmo se quiser copiar todo o projeto e materiais, jamais será possivel atingir o timbre identico pois cada instrumento terá timbre indemico. mas com sertesa terá sempre uma exelente qualidade sonora, conforto na tocabilidade, afinaçao precisa pois a escala tem seus slots (cortes de encaichar os trastes), calculados por computador, e executados por máquia. Permitindo assim uma perfeita afinaçao em todas as casas, tendo ainda compessaçoes de 8º conferidas por afinador de alta precisao, realizada em cada corda do instrumento, trabalhando a superficie do rastilho que é de osso bovinio. Exigindo assim menor força e dando mais agilidade e praser na tocabilidade do instrumento.

Um comentário:

  1. Tenho um violino de Luthier feito pelo Roberto Batista Guimarães de 1992, excelente instrumento! Gostaria de ter um Reina tbm!

    ResponderExcluir